O maior portal de informações da Serra da Ibiapaba - Notícias com credibilidade - Tudo sobre notícias, cultura e turismo.

Prazo para regularizar título de eleitor termina nesta segunda (19)

Eleitores têm até hoje para atualizar cadastro e evitar multas ou impossibilidade de votar

Legenda: Títulos de eleitor de quem esteve ausente e não justificou nos últimos três pleitos pode ser cancelado
Foto: Agência Brasil

Termina nesta segunda-feira, 19 de maio de 2025, o prazo para que eleitores regularizem o título junto à Justiça Eleitoral em todo o Brasil. Quem não estiver em dia corre o risco de ter o CPF inscrito em dívida ativa, ficar impedido de receber benefícios sociais e até ter restrições para obter passaporte ou tomar posse em concurso público.

Os serviços podem ser feitos de duas formas:

  • Online, pelo sistema Título Net (https://titulo.tse.jus.br). São oferecidas a transferência de domicílio eleitoral, revisão cadastral, emissão de segunda via e justificativa de ausência em eleições anteriores. É necessário preencher um formulário digital e anexar comprovantes de endereço e, quando solicitado, documento de identificação.
  • Presencial, nos cartórios eleitorais e portões de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O eleitor deve apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência recente (emitido há, no máximo, três meses). O atendimento funciona em horário comercial, e não haverá expediente extraordinário após o encerramento do prazo.

A regularização é obrigatória para quem:

  1. Nunca fez o título de eleitor.
  2. Mudou de endereço ou município após a última revisão.
  3. Precisa justificar ausência em pleitos passados.
  4. Teve o título cancelado por falta de comparecimento ou débito com a Justiça Eleitoral.

Após o dia 19, qualquer solicitação só poderá ser atendida a partir de 1º de janeiro de 2026.

Fonte:
Tribunal Superior Eleitoral / Diário do Nordeste

Para todos verem

Imagem de um título de eleitor brasileiro em close. O documento, impresso em tons de verde e branco, mostra parcialmente o brasão da República no canto superior esquerdo e o título “TÍTULO ELEITORAL” no topo. Na parte visível, aparecem campos com dados do eleitor — data de nascimento “20/02/1960” e município “Brasília/DF” —, além de linhas de segurança e elementos gráficos característicos de documento oficial. A foto está levemente desfocada e inclinada, evidenciando o relevo e a textura do papel.

WhatsApp
Facebook
Email

Veja também