O maior portal de informações da Serra da Ibiapaba - Notícias com credibilidade - Tudo sobre notícias, cultura e turismo.

Meu INSS apresenta instabilidade em meio a notificações de fraudes para aposentados

Beneficiários encontram dificuldades no acesso ao Meu INSS justamente no dia em que podem contestar descontos indevidos.

Legenda: Segundo o INSS, podem ocorrer instabilidades no aplicativo por causa do alto volume de acessos Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Na manhã desta quarta-feira (14), usuários do portal Meu INSS foram surpreendidos por uma mensagem de “em Manutenção” ao tentar acessar o campo de notificações de descontos associativos. A data marca o início do prazo para que aposentados e pensionistas informem se autorizaram cobranças feitas por entidades associativas e acionem o processo de ressarcimento em caso de fraude.

Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social, a Dataprev — empresa responsável pela infraestrutura tecnológica do sistema — está atenta ao alto volume de acessos, que teria provocado a instabilidade temporária. A autarquia afirma que os serviços serão restabelecidos em breve e pede paciência aos segurados.

Na terça-feira (13), cerca de 9,4 milhões de beneficiários receberam notificações alertando sobre possíveis descontos indevidos. Todos os usuários, mesmo aqueles sem descontos, foram informados para ter certeza de que nenhum valor foi debitado sem autorização.

O processo de contestação é simples: pelo novo Portal de Desconto de Mensalidades Associativas (PDMA), o segurado declara se não autorizou a cobrança. A entidade terá 15 dias úteis para comprovar vínculo ou devolver os valores via Guia de Recolhimento da União (GRU). Caso não o faça, o INSS repassará o valor corrigido diretamente na conta do beneficiário entre 26 de maio e 6 de junho.

Fonte:
Redação, Diário do Nordeste

WhatsApp
Facebook
Email

Veja também